Image
SOBRE NÓS
Cadaval
+ 351 965 418 891
fathermotorsport@gmail.com
Siga-nos
Image

Pekim

Qual é o apaixonado de galinhas que fica indiferente aos encantos dos Pekins? Penso que todos ou quase todos sucumbem aos encantos desta linda raça O Pekin Bantam é uma raça britânica de galinhas originária de aves trazidas da Ásia para a europa no séc. XIX, o seu nome Pekim corresponde á cidade chinesa de Pequim, onde se acredita que tenha sido originado.

O Pekim apenas é reconhecido no Reino Unido, onde o Cochin não tem versão bantam reconhecida. Tal como o Cochin, tem franjas pesadas nas pernas e pés. A Europa em geral e a América trata o batam Pekim como equivalente ao pequeno Cochin/Conchinchina.

De acordo com a história os primeiros Pekins teriam sido saqueados da coleção particular do Imperador da China em Pequim por soldados britânicos no final da Segunda Guerra do Ópio por volta de 1860. No entanto, algumas fontes sugerem que uma remessa de pássaros da China por volta de 1835 foram dados à Rainha Victoria assumindo o nome de 'Shanghais' e que essas aves foram criadas com outras importações e foram desenvolvidas na raça que conhecemos hoje como Pekins. Dizem que os Pekins trazidos pela primeira vez para o Reino Unido eram de cor amarela e que com pretos e cucos chegaram posteriormente mais tarde. Em outros países são conhecidos como Cochin Bantams, mas também há quem defenda serem diferentes e uma coisa é o cochim anão e outra o Pekim batan ao qual não existe uma correspondente versão em tamanho grande.

O Pekin é uma verdadeira raça autónoma galo, que apenas existe numa versão pequena com formas arredondadas no seu corpo e que se inclina para a frente, com a cabeça ligeiramente mais próxima do solo do que as elaboradas penas da cauda. Esta 'inclinação' é uma característica chave do Pekin. A ave em geral, principalmente a cauda, deve ser abundantemente franjada e bem arredondada. Os galos geralmente têm penas mais longas que se projetam para fora de seus pés. A gama de cores Pekin é extensa e a lista não para de crescer. As cores incluem preto, porcelana azul, amarelo-claro, cuco, mosqueado, barrado, colombiano, lavanda, perdiz, branco, birchen, perdiz prateada e salmão. Cores mais raras são muito procuradas e muitos criadores passam muito tempo aperfeiçoando novas linhas de cores em suas aves e a par delas também sugiram os Pekim frisados que são autênticos pompons.

Os Pekin são aves muito dóceis e, com um manuseio cuidadoso e regular, são animais de estimação ideais, especialmente para famílias com crianças pequenas. No entanto, os galos pequenos de Pekin ainda podem ser agressivos e defensivos em relação a seu território e companheiros, uma vez que atingem a maturidade sexual, mas geralmente são de natureza gentil. As galinhas chocam regularmente e são conhecidas por serem muito boas mães, mas atenção que sem querer podem arrastar os ovos para fora do ninho, com as penas das suas patas, pelo que ao chocarem se deve cortar um pouco dessas penas para que não os arrastem consigo. Também convém aparar um pouco as penas em redor da cloaca de ambos os sexos, de modo a aumentar a fertilidade durante a reprodução, porque essas penas podem representar um obstáculo e causa do insucesso na reprodução dos Pekins.

Deve-se ter cuidado para que a penugem das patas dos Pekins não se suje ou molhe, não apenas por efeito estético, mas porque pode originar doenças nas aves e não apenas ao nível das patas, podendo até morrerem.

Relativamente ao Standard: Cabeça pequena e arredondada; Face lisa, vermelha, ligeiramente franjada acima dos olhos; Crista de serra simples, pequena, reta e regularmente dentada; Barbilhos e brinco pequenos e vermelhos; Olhos com íris vermelhas; nas variedades preta, azul e bétula, os olhos amarelos ou castanhos não devem ser considerados como defeito; Bico curto e forte, amarelo e o reflexo de coloração chifre tolerado nas variedades de bétula negra e clara; Pescoço pequeno, curto e apertado coberto por uma grande camada de penas. Corpo muito largo e cheio, com tendência a inclinar-se para a frente; Dorso largo, muito curto; lombos grandes, formando como que almofadas que se harmonizam com a cauda e lancetas dos rins abundantes; Peito largo, cheio, muito profundo e arredondado; Abdómen bem desenvolvido com plumagem abundante e felpuda; Asas pequenas, largas, portadas horizontalmente e rente ao corpo; aninha-se atrás nas protuberâncias dos rins e na sela; Plumagem macia e abundante sendo que dois terços da pena estão para baixo. É a estrutura particular da pena que dá à ave seus contornos arredondados, na variedade frisada as penas formam cachos enrolados, pelo menos com meia volta e no pescoço formam como que uma juba; Cauda de galo pequena, cheia, composta de penas macias; Coxas curtas e fortes; Patas curtas com muitas penas, tal como os dedos nos dedos médios e externos, a cor das patas deve ser amarela, exceto na variedade preta em que são toleradas de forem escuras. As solas dos pés devem, em qualquer caso, ser amarelas.
O galo deve pesar cerca de 850 gr e a galinha 750 gr e põem cerca de 150 ovos com 35 gr de cor bege.